Raio-X são palestras com artistas, arquitetos, designers e todos aqueles que se dedicam ao pensamento crítico, processos, experimentações e intervenções de ponta sobre o espaço urbano.
A segunda edição da série Raio-X apresenta experimentos participativos entre arte e arquitetura, através do provocativo escritório inglês Aberrant Architecture, atualmente preparando um projeto sobre os CIEPs para a próxima Bienal de Arquitetura Veneza; e da arquiteta e artista carioca Daniela Brasil, atualmente radicada em Graz, que se dedica à criação de plataformas experimentais de colaboração interdisciplinar e ativação do espaço público.
04 ABRIL 2012| QUARTA | 19H
As palestras serão, respectivamente, em inglês e português, sem tradução.
ABERRANT ARCHITECTURE
David Chambers, London
Aberrant Architecture é um estúdio e think-tank multi-disciplinar, fundado por David Chambers e Kevin Haley, que opera internacionalmente nas áreas de arquitetura, design, arte contemporânea e análise cultural. A partir de seu estúdio em Londres, eles se esforçam para capturar o melhor do passado e do contemporâneo, a fim de moldar o futuro do mundo desenvolvido.
O estúdio construiu uma reputação através de projetos lúdicos, interativos e provocadores que utilizam arquitetura e design para introduzir formas novas e inesperadas de experimentar o mundo. Eles colaboram regularmente com comunidades locais, profissionais de design e colocam as pessoas no coração de tudo o que fazem.
Operando simultaneamente como um think tank, Aberrant Architecture identifica, questiona e pesquisa temas relevantes na sociedade contemporânea, a fim de olhar para além da “construção do edifício” e se estabelecer também como solucionadores de problemas, além de designers.
Em 2010 foram arquitetos-residentes no Museu Victoria and Albert (V&A), e no mesmo ano que co-fundaram o The Gopher Hole, uma galeria / casa de shows em Londres que, através e um programa de exposições e palestras públicas, fornece uma plataforma para o debate crítico sobre das artes e da sociedade.
DANIELA BRASIL
Professora assistente no Institut für Kunst Zeitgenössische – Architektur Fakultät – TUGraz.
Daniela Brasil tem doutoramento e mestrado em Arte Pública na Universidade Bauhaus, em Weimar, e estudou arte e urbanismo também no Rio de Janeiro, Lisboa e Oxford. Ela trabalha principalmente com instalações participativas e colaborativas no espaço público.
Vindo de uma experiência que mistura de arte, arquitetura e urbanismo, Daniela deriva entre essas disciplinas, tanto através da prática como da teoria. Combinando poética com política, seu trabalho explora o corpo e a cidade como locais socialmente e culturalmente de investigação e de potencial, que se atualizam através de experiências vividas. Através da confecção de objetos e instalações, juntamente com as intervenções no debate público, ela propõe mudanças na percepção para instigar interações e questionamentos. Daniela apresentará as experiências Koca Inn & Hotel Miranda.
Onde:
Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro, RJ .